-
Arquitetos: Estudio Base Arquitectos
- Área: 250 m²
- Ano: 2019
-
Fotografias:Cristian Espinosa
-
Fabricantes: Adobe, AutoDesk, Behr, CHC, Dellorto, RAABCHILE, Topwood, Trimble
Descrição enviada pela equipe de projeto. A Casa La Huerta está localizada na zona leste da cidade de Santiago. Ela se caracteriza por estar em um lote de esquina, o que permite que o projeto tenha duas fachadas expostas para a rua.
A encomenda foi pela reforma de uma casa térrea, para incorporar um segundo andar e desenvolver os espaços externos; como o terreno está situado em uma esquina, quisemos projetar um volume puro com um revestimento de madeira que contrastasse com a materialidade do térreo para que parecesse flutuar sobre o terreno como uma caixa de madeira para quem olhasse de fora. Esta "caixa de madeira" que contém o programa de dormitórios das crianças e sala de estar, está exposta ao sol em suas quatro faces, e, com base nisso, os dormitórios e a sala têm orientação nordeste, deixando o oeste como uma fachada hermética para evitar o sol nas horas de mais calor.
Para as varandas externas, incorporamos o mesmo revestimento de madeira, fazendo com que os espaços se unificassem e conectassem entre si. Na entrada da casa projetamos um acesso com pé direito duplo, com uma janela superior que aponta para o norte, com vista para o morro Manquehue, que ilumina de forma natural o espaço e demarca a paisagem. A madeira foi um elemento chave na hora de desenhar o projeto, já que ela contribui para o sentido de acolhimento dos espaços da varanda no primeiro e segundo andares, além de cumprir uma função de isolamento térmico; já que é uma fachada ventilada e ajuda a controlar a temperatura no interior do espaço. Para esta fachada utilizamos madeira de pinho 1x4” termo-tratada por suas características de cor e acabamento.